As práticas de corrupção, cada vez mais, têm adentrado as grandes corporações. O advogado Bruno Burilli Santos tem desempenhado um papel de suma importância no combate a esse tipo de prática que, infelizmente, tem sido cada vez mais comum em nossa sociedade. Se você também preza pela honestidade e boas práticas dentro da sua empresa, continue lendo este artigo e confira três práticas eficientes para evitar a corrupção em sua empresa.
Mas, o que é a corrupção?
Em primeiro lugar, é de suma importância saber o que de fato é a corrupção. Nesse sentido, de acordo com o Dr. Bruno Burilli Santos, o conceito de corrupção consiste em práticas ilícitas e abuso de poder com o objetivo de obter ganhos pessoais. Caso não seja identificada e combatida, esse tipo de prática pode arruinar toda a corporação além de manchar a sua imagem.
Práticas de corrupção mais comum
As práticas de corrupção podem ser diversas, entretanto, algumas delas são mais comuns do que outras. Atualmente, as principais são: suborno, lavagem de dinheiro, roubo de informações de ativos, além do favorecimento de amigos ou terceiros que sejam próximos a um determinado líder ou pessoa de cargo elevado dentro da corporação em questão. Mas, é importante ressaltar que dentro desse espectro, existem diversos outros atos fraudulentos que precisam ser combatidos.
Como evitar?
O advogado Bruno Burilli Santos explica que muitos líderes e donos de empresas acreditam que nunca precisarão passar por esse tipo de situação, afinal, confiam em seus funcionários e na divisão dos cargos de liderança.. Entretanto, apesar disso, o melhor a se fazer é adotar práticas que possam combatê-las antes que você tenha qualquer surpresa desagradável. Confira algumas práticas que podem evitar fraudes dentro de sua empresa:
- Tenha um código de conduta
O primeiro passo para evitar esse tipo de situação é criar um código de conduta. O código de conduta deve contar com diretrizes e normas internas que devem ser obedecidas por todos os colaboradores da empresa. Assim, se trata de um documento que torna explícita todas as obrigações e direitos dos trabalhadores dentro da corporação, independentemente do cargo que ocupa.
- Crie um canal de denúncias
O Dr. Bruno Burilli comenta que, muitas vezes, alguns funcionários podem se sentir intimidados e culpados por delatar seus colegas caso saibam de alguma atitude que vá contra as políticas adotadas pela empresa. Desse modo, a criação de um canal de denúncias torna esse processo muito mais fácil, afinal, ele garante que o colaborador permaneça anônimo mesmo após a denúncia.
- Crie um comitê de ética
A criação de um comitê de ética desempenha um papel fundamental no combate à corrupção dentro das empresas. Isso porque se trata de um grupo de profissionais que se tornam responsáveis pelo controle e análise de possíveis práticas ilícitas dentro da corporação. É importante ressaltar que esses profissionais devem ser parciais, por esse motivo, tenha muito cuidado antes de escolhê-los.
Seguindo essas práticas, tenha certeza que você terá um ambiente corporativo exemplar e longe de práticas fraudulentas!